Quanto você pagaria para se tornar um líder extraordinário?

Liderança é um tema que vende. Alguém discorda? Ensinar como liderar é onde está o dinheiro, visto os bilhões de dólares investidos neste tema ao redor do mundo. Esta indústria se apropria em diversas ocasiões do mesmo mercado no qual os programas e livros de autoajuda estão inseridos, supervalorizando o papel do líder sem levar em consideração os resultados que ocorrem sem a interferência do mesmo no dia a dia das pessoas e das organizações. Entre as consequências desta supervalorização , está a de que os que não estão em posição de liderança, não tem a mesma importância e relevância frente as discussões, investimentos, benefícios e recompensas proporcionados pelas empresas. O que a indústria da liderança vende, ela não entrega. São vendidas receitas de sucesso sem a menor evidência objetiva que suporte os resultados prometidos em programas e treinamentos desta natureza. Eu concordo que a pesquisa e o conhecimento sobre liderança são essenciais para o todo e que existem alguns profissionais bem preparados neste meio, mas o que eu estou criticando, é o caráter normativo sem as adequadas evidências que sustentem seu conteúdo, que muitas vezes se assemelha à uma pregação religiosa, focando puramente no emocional e, principalmente, sua falha em perceber que nos caminhos que levam à liderança as características preconizadas como ideais não necessariamente são as desejadas e realmente valorizadas pelo mercado. Devemos repensar a forma como buscamos desenvolvimento e encaramos a liderança, entendendo que processos psicológicos como o viés de confirmação e o autoengano descaracterizam o formato desejado de liderança, aquele ensinado, mas não praticado. Precisamos prestar mais atenção as nossas atitudes do que aos nossos discursos politicamente corretos. Em suma, não basta ser líder, é preciso parecer líder a despeito das circunstâncias. O crescente descrédito em relação as atitudes e intenções dos líderes são como uma suculenta “picanha” para a indústria da liderança.

Você conhece alguém ou até mesmo você, que já tenha participado de algum treinamento de liderança e em poucos dias depois foi como se nunca tivessem feito ou participado de nada neste sentido? Sendo assim eu me pergunto: Até quando iremos fugir de nós mesmos?

#liderancaexecutiva #lideranca #leadercoach #leadership #industriadalideranca #lideresempreendedores #lideres #lider #líder#liderança #liderança #seguidores #coragem #leadercoach #lideresempreendedores #industriadalideranca #lideranca #rhagil #rhestrategico #liderançaexecutiva #leadership #coaching #coachee #coachingexecutivo  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: