Pare de tentar motivar os seus colaboradores

Este título pode parecer estranho para muitos líderes uma vez que alguns acreditam que todas as suas energias devem ser direcionadas para motivar os seus colaboradores a alcançarem melhores resultados.

A maioria dos colaboradores já estão motivados quando se juntam à sua equipe. Os gestores pensam que seu papel é “motivar” seus funcionários, mas acho que os líderes ficariam melhor pensando em como parar de fazer as coisas que tiram a motivação dos mesmos. É menos sobre criar motivação e mais sobre como não desmotivar as pessoas que trabalham com você. Existe uma variedade de maneiras de criar uma força de trabalho mais positiva e mais engajada. Só de o líder não atrapalhar com atitudes e comportamentos incoerentes com os valores da organização, já ajudará muito no clima e na motivação da sua equipe

Não se surpreendam quando afirmo que os gestores devem também criar espaços para a negatividade. Os gestores que tentam “abafar” a negatividade podem estar impensadamente fechando os canais de comunicação e “maquiando” os verdadeiros problemas. Às vezes a negatividade vem de colaboradores apaixonados que estão frustrados quando as coisas não estão indo bem. Um bom líder precisa ouvir o que não está funcionando daqueles que são apaixonados o suficiente para se importar e falar. Valorizem este tipo de comportamento daqueles colaboradores que verdadeiramente querem resolver os problemas. Em vez de suprimir a negatividade, um líder deve criar uma cultura organizacional que permita a expressão apropriada de dificuldades. O que estamos falando aqui não é sobre criar felicidade no trabalho. É necessário a criação de um local de trabalho que as pessoas gostem de trabalhar, se sintam realizadas e seguras, pois assim produzem melhor para a empresa e para a sociedade de forma geral.

Se preocupe mais em não desmotivar os seus colaboradores do que apenas com ferramentas ou metodologias que talvez possam trazer algum tipo de satisfação momentânea para os mesmos.

Uma força de trabalho feliz não é o objetivo final, pois um grande trabalho é frequentemente marcado por grande desafio e grande sacrifício. O trabalho significativo consiste em realizar coisas nas quais você acredita apaixonadamente, mesmo quando não se sente bem. Felicidade, se você encontrar, é apenas a cereja do bolo. A realização de um trabalho que possui significado é que faz a diferença na motivação das pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: